terça-feira, 5 de julho de 2011

Coluna do Dia: Estilo de Vida - A legalização da maconha, seus prós e contras

Artigo do leitor Alexis Novellino

Como tudo na vida, o tema da legalização da maconha tem os prós e os contras. Considerando que os estudos mostram muito mais benefícios fisiológicos do que lesões (riscos), a canabis sativa está "legalizada" há muito tempo. A prova real é a qualificação do ato na legislação atual.

Sempre defendi a tese de que o problema nunca esteve na droga em si, na arma branca ou de fogo, no veículo que se conduz e por aí vai. Se colocarmos em um pátio um veículo com armas e drogas dentro, eles jamais farão mal a alguém, mas a "educação" (leia-se índole, morosidade judicial e impunidade em muitos casos) de quem os domina sim, esse pode causar muitos danos sociais, com ou sem drogas.

Acho muito pertinente que esses e outros temas venham a debate público, desde que discutidos com a razão e não com o conservadorismo. A Igreja Católica condena o uso de preservativos, porque a Justiça não a condena a sustentar os filhos dos seus fiéis ou até mesmo os infectados pelo HIV, também fiéis.



Então fica a questão: por que proibir?

Feliz é o homem conhecedor dos seus atos e assim deveriamos ser educados. Se não sabe consumir, não consuma. Milhões de pessoas adquirem cartões de crédito todos os dias e as empresas que prestam o serviço têm a convicção de que a maior parte delas não tem como sustentar esse bem. Não deveria ser isso também um crime?

Espero que isso sirva de reflexão, positiva, para muitos leitores. Um forte abraço a todos. Saúde, sabedoria e sucesso.

Um comentário:

Achou legal?! Então caia na rede e comente.