sábado, 25 de junho de 2011

Cortina verde - Acabe com o calor de maneira sustentável!

Ola peixinhos queridos, desculpa a demora para postar mas eu estava passando por alguns problemas técnicos de internet ( ¬¬ luta eterna a minha com a net) e o Lucas está em Campina Grande curtindo a família e o São João.(inveja branca)


Enfim mas o que eu queria muito ter postado ontem foi essa super ideia genial que tinha que vir dos Japoneses, os caras arrebentam!
No verão os japoneses sofrem muito com a onda de calor que chega fácil aos 40º C, porém como todo mundo deve estar sabendo, um dos reatores da usina nuclear que é a principal fonte responsável pelo abastecimento de energia no país explodiu! Além de todo o problema com a radiação, não é de hoje que os Japoneses tiveram que mudar e muito os hábitos do cotidiano para reduzir a demanda de energia, escadas rolantes paradas, iluminação pública mais consciente e os próprios moradores tiveram que diminuir no uso dos eletrodomésticos, o ar-condicionado por exemplo! Oo  Affff que bad, pense você num verão lascado de 40ºC sem ar!!!! #Panico
Mas como todo mundo sabe os japoneses são pessoas super inteligentes, espiritualizadas e muito zen!rsrsrsrsrs...
Então eles começaram a adotar métodos antigos para se resfriar como leques e sombrinhas, #ficaadica de moda,ta? (Principalmente para nós que sofremos com isso O ANO INTEIRO! )
Mas a novidade mais inusitada foi para diminuir a temperatura de prédios e casas por uma cortina verde. É isso mesmo que você leu, aparentemente eles já estavam testando esse método desde de 2007 e aos poucos foram implementando tanto em prédios públicos como em residências.
Funciona assim:coloca-se uma rede, daquelas que a nossa mãe mandava colocar quando eramos crianças, pra gente não cair sabe? Tanto essas como as de bambu também estão valendo.


Então são colocadas as plantas do tipo "trepadeiras" no caso do Japão as mais comuns são pepinos e a "Goya" uma planta típica de lá, que é muito famosa na região de Okinawa principalmente no verão, uma vez que ela previne a fadiga gerada pelo calor intenso.(Mais um ponto pros Japoneses)
Notou-se que a temperatura caiu em média -7,6º C, ou seja, menos consumo dos ar-condicionados, as frutas e vegetais colhidos, que podem e devem ser consumidos, são livres de qualquer tipo de agrotóxico,que é bom pro seu bolso e pra sua saúde e além de que devido a fotossíntese da planta ela diminui o dióxido de carbono jogado na atmosfera, novamente ajuda na sua saúde, fora o fator visual que quebra o look urbano cinza e sujo das cidades! As vantagens dessa cortina são tantas que não sei como não virou tendência mundial ainda. 


Por @barbararizzato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou legal?! Então caia na rede e comente.