segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coluna do Dia - Leitura: Bubble Gum, um mix de inocência ultrajada e o pacto com o mal! Amamos!

Fala galera do cardume! Tô aqui de novo pra dar mais uma dica de leitura pros peixinhos! Esse livro, particularmente, é um dos meus favoritos! Espero que vocês curtam...

Pois bem, Bubble Gum é o segundo livro de Lolita Pille, parisiense e polêmica autora do livro Hell. Nesse livro, Lolita consegue mesclar dois temas clássicos de sua literatura: a inocência ultrajada e o pacto com o mal. Em Bubble Gum, dois personagens se encontram e se confrontam durante todo o livro: Manon, uma garota provinciana e moradora do sul da França que vai tentar sua carreira de modelo em Paris, e Derek, herdeiro de uma multinacional que tem como maior prazer manipular a vida das pessoas ao seu redor.

História: Derek é atraído por Manon (óbvio), que entrega a ele sua alma, seu destino e, naturalmente, seu corpo. Graças a Derek, (que no desenrolar da história torna-se seu namorado) Manon consegue ficar famosa e brilhar em todas as capas de revistas mais famosas mundialmente. Além disso, ela consegue se sobressair na elite parisiense, porém à base de antidepressivos, bebidas alcoólicas e entorpecentes. A desgraça de Manon se dá quando ela percebe que tudo não passou de um jogo do seu amado e, por Derek ter sido o culpado por “destruir sua vida e sua fama, ela traça um plano para se vingar.

Muitos comparam a personagem Manon com Madame Bovary, mas enquanto a personagem de Flaubert protagonizou romances “água com açúcar”, a personagem de Pille vive e sofre na pele a influência que muitos sofrem da mídia, da televisão e das revistas de celebridade: a fama a qualquer preço. E embora Manon fique cega com os flashes das câmeras em sua volta, ela não é iludida e sabe muito bem que muitos em seu meio aparecem por que parecem ser algo ou alguém. Ela conhece a linha tênue que separa a realidade e a ilusão.

Lolita Pille descreve uma narrativa mais complexa do que aparenta, é sempre crítica aos valores contemporâneos da sociedade. 
Bom, agora nós sabemos muito bem porque o livro chegou a ser um dos mais vendidos na França, né?
Até a próxima e fique peixe. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou legal?! Então caia na rede e comente.