segunda-feira, 16 de maio de 2011

Coluna do Dia - GEEK: Mitos e Verdades sobre dos computadores!


Mais uma coluna super legal do nosso querido colaboradores Felipe Macêdo!! Dessa vez nosso super nerd veio desvendar as verdades e mentiras de um universo que muitos de nós apesar de estar em contato imediato, temos muuuuuitas dúvidadas!!! vamos conferir!?

>>>> Siga @fiqpeixenarede, e fique por dentro das novidades do site em tempo real!

Coluna: Mitos e verdades sobre computadores

A internet é um campo de mitos e verdades, mas o FIQUEPEIXE está aqui justamente para trazer ao nosso cardume a melhor informação possível! Pensando nisso, resolvi fazer uma pesquisa sobre os 5 maiores mitos envolvendo computadores!

* Quando eu deleto algo da lixeira o arquivo está, de fato, deletado do meu computador.

FALSO! Hoje em dia é fácil encontrar programas que recuperam arquivos que foram deletados da lixeira ou até do próprio pendrive, não importando quantas vezes o pendrive tenha sido formatado. Uma boa opção para recuperar esse tipo de arquivos é o Recuva, programa gratuito. Mas assim como existem programas que recuperam arquivos deletados, existem programas que DEFINITIVAMENTE apagam todos os traços de um arquivo, como por exemplo o Erase, que também é um programa gratuito.

* Meu antivirus é bom, logo, posso sair clicando em tudo que é link.

FALSO! Existe muito antivirus bom no mercado, sendo gratuito ou pago, mas a quantidade de vírus que existem e que são criados a todo instante não é brincadeira. Sempre existe a possibilidade de existir um novo vírus e que o seu antivirus não seja capaz de proteger pois ele não foi atualizado. É sempre bom lembrar quando você quiser instalar um antivirus se ele também protege contra spywares, virus, trojan e malware.

* Computador lento, é sinal de que preciso trocar por um novo.

Não necessariamente. Estamos conectados a internet 24 horas por dia, então muitas vezes pegamos arquivos grandes, instalamos e desinstalamos programas o tempo todo e consequentemente o sistema operacional vai sobrecarregando com tanto arquivo e as vezes ele não dá conta. Resultado: o computador fica lento e ficamos estressados com essa lentidão. Uma boa dica é sair deletando arquivos e programas que você não usa mais, como por exemplo programas e vídeos. Depois disso, uma boa desfragmentada já traz uma melhoria visível no computador. Caso o seu computador seja antigo, uma boa solução barata é comprar mais memória ou até um novo HD. Vale lembrar que existe muita peça boa e barata no mercado.

* Com um computador rápido a minha internet fica mais veloz.

Não necessáriamente. Se você possui um computador de 2005 ou antes, realmente sua conexão pode ficar mais lenta por causa do processamento do computador. A velocidade da internet está relacionada com a sua velocidade de conexão, supondo que o seu computador seja top de linha, mas você ainda usa uma conexão dial up, sua conexão ainda não vai passar de 5.6kbps.

* Se eu não desconectar pelo dispositivo de segurança, o aparelho conectado pela usb pode queimar.

Esse é um tema bastante polêmico, mas a verdade é que isso se aplica a apenas alguns casos. É dito que é apenas seguro tirar o pendrive pelo dispositivo de segurança, porque ele evita que o pendrive seja tirado se ele ainda estiver sendo lido por algum arquivo, como por exemplo, arquivos de textos. Retirar o pendrive enquanto ele estiver sendo lido, é DE FATO, perigoso. Pois pode corromper os arquivos que estão sendo lidos e consequentemente danificar o pendrive. Mas se você não está usando ele para nada, não existe perigo em queimar. O mesmo vale para mouse, teclado, webcam e copiadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou legal?! Então caia na rede e comente.