sexta-feira, 22 de abril de 2011

Coluna do Dia - GEEK: Netbook X Tablets - Qual é o melhor?

Hoje vamos começar com um novo tag no blog... O tag GEEK vai tratar de todos os assuntos tecnológicos , novidades no mundo dos quadrinhos dentre outras coisas que só nós pequenos geeks do mundo amamos e idolatramos #OREMOS... E para dar o pontapé inicial nesse tag, anda melhor do que um colaborador iniciando com pé direito... e o tema de hoje é a eterna batalha entre Tablets e Netbooks ("o ovo e a galeinha" Feelings...), se você está procurando um computador portátil, qual a melhor opção? O Felipe trouxe todas as respostas para você fazer sua escolha!! vamos conferir?

---- @fiqpeixenarede ----

Com a tecnologia cada vez melhor, barata e menor, hoje podemos usufruir de pequenos computadores como os netbooks e tablets.

Venhamos e convenhamos, pra quem tem um desses dois periféricos é a melhor coisa que tem, conectividade (com 3G ou wi-fi) em todo o lugar e a qualquer momento.



Mas para quem não tem, qual escolher? É uma decisão difícil, mas fique peixe porque fizemos um guia para você decidir o que é melhor para você e seu bolso!

1 - "Você quer pagar quanto?"

Pois é, querer nem sempre é poder. Antes de pensar no que você quer comprar, é importante saber o quanto você está disposto a pagar. Um netbook de 11 polegadas pode ser comprado por menos de 700 reais, enquanto um tablet como iPad ou um Galaxy custam na faixa de 1.200 até 2.400 reais.

2 - Sistema operacional

É importante levar isso em conta. Os tablets geralmente usam seus próprios sistemas operacionais (MAC OS, Android, etc) e não podem ser removidos, enquanto que os netbooks geralmente vem instalado com linux ou windows XP ou 7. Claro que nenhum sistema operacional é impossível de se aprender, mas existem ferramentas em uns que não existem no outro, como por exemplo o Office e outros programas exclusivos para windows. Mas sempre existeaquele programa que faz a mesma coisa no outro sistema operacional. ;)

3 - Tempo de bateria

Outro fator importantíssimo é o tempo de bateria. Tablets em geral ganham bonito dos netbooks, com suas baterias que duram de 6 a 10 horas. Netbooks em geral tem autonomia de apenas 2 a 6 horas de duração

4 - Peso

Tablets em geral não chegam a pesar nem 1kg, o iPad pesa apenas 700 gramas. Os netbooks de hoje em dia também não chegam a pesar 1,5kg.

5 - Escrever

Se você gosta de escrever, twittar, conversar pelo msn, skype, facebook... esse é um item muito importante. Os teclados da maioria (maioria mesmo, já vi teclados em netbooks em que as letras são miúdas) dos netbooks dão conta do recado depois de um tempo de costume. Mandar longas mensagens por tablets consegue ser uma atividade estressante para quem não tem paciência. Eu mesmo presenciei uma amiga desligar o iPad dela para escrever no teclado de um desktop porque "era difícil de escrever".

6 - Video Game

Mais um item MUITO importante para você que é um viciado em tecnologias e em games. O iPad, por exemplo, tem jogos com ótimos gráficos, enquanto que os netbooks sofrem com uma placa de video onboard e o jeito é apelar para os jogos antigos que não requer muito de placa gráfica.

7 - Disco Rígido

Se você é um daqueles fanáticos por download, que está pegando algo toda hora, ou que carrega arquivos grandes pra todo o lado, a sua escolha sem dúvida é um netbook. Os netbooks de hoje em dia vem com um HD de 120 a 250GB, enquanto que os tablets tem no máximo até 64gb.

E é isso, queridos cardumes, esperamos ter ajudado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou legal?! Então caia na rede e comente.