segunda-feira, 4 de abril de 2011

Grafite - Arte Urbana

Continuando com esse movimento artístico que anda me inspirando nos últimos tempos, hoje eu vim falar do estilo de arte que mais admiro, o grafite!
Simplesmente AMO, sempre que viajo, se possível procuro bater fotos dos grafites que vejo pelas ruas...

Um pouco da história do grafite: Grafite origina-se do Italiano e quer dizer: "escritas feitas com carvão".
Na Roma antiga quando haviam manifestações os romanos escreviam com carvão em letras BEM GRANDES o seu manifesto de protesto. No final da década de 60 no bairro do Bronx, jovens restabeleceram essa forma de arte desta vez com tinta SPRAY, para muitos o garfite surgiu de forma paralela ai Hip-Hop. Nesse período, academias e escolas de arte começaram a entrar em crise e jovens artistas passaram a se interessar por novas linguagens. Com isso, teve início um movimento que dava crédito às manifestações artísticas fora dos espaços fechados e acadêmicos. A rua passou a ser o cenário perfeito para as pessoas manifestarem sua arte.

Aqui estão alguns dos grafites que achei mais interessante na net....


Vale ressaltar que o grafite também ja deixou muita gente famosa por sua arte, como os gêmeos grafiteiros como são conhecidos, o grafite deles se diferencia não só pelo seu estilo autentico, ou pela forma de protesto entre-linhas, mas pela proporção que elas tomam... geralmente gigantescas!


Existem diferentes estilos de grafites, que vão além daqueles que estávamos mais acostumas, lembra aquela letras enormes umas grudadas nas outras? Elas foram as pioneiras, hoje existem vários estilos entre eles: 3D, wild style, crew, cross,characters e etc...


O grafite já foi considerado vandalismo, hoje é uma importante arte, diga-se de passagem reconhecida, que enfeita as nossas cidades muito normalmente cinzas!
Eu não sei vocês, mas andando nas ruas quando vejo, sinto que a minha vida fica mais colorida....


Por @barbararizzato

2 comentários:

  1. Muito legal seu trabalho! Nao conhecia essa parte histórica. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. MUITO MARA SEU TRABALHO PARABÉNS...BELAS IMAGENS...ADOREI SHOW DE BOLA MUITO MARA MESMO...
    TEXTO MARAVILHOSO...

    ResponderExcluir

Achou legal?! Então caia na rede e comente.